Instruções para submissão


INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS 

Para submeter um resumo de trabalho, proceda da seguinte maneira:

1) Para submeter os trabalhos é necessário que pelo menos 1 dos autores responsáveis pela  submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no  momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo. Os  demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito;

2) Acesse a área restrita através do menu [Meu login], fornecendo seu login e senha  cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.

3) Clique no menu "Inscrições Científicas” – [Trabalhos].

4) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha  todos os campos do formulário online.

5) Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas  somente até o prazo final de envio de resumos.

* O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário  online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse  autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos demais autores;

* Para a submissão de trabalhos de estudo multicêntrico com a inclusão de autor  corporativo, entrar em contato com camila.mazotti@ccmgroup.com.br

6) Somente serão aceitos resumos nas seguintes modalidades:

* ESTUDO ORIGINAL: resultante de pesquisa científica em ginecologia e obstetrícia, que  apresentem dados originais quantitativos e/ou qualitativos, com análise pertinente. Necessário  informar de forma obrigatória o número do CAAE¹;

* REVISÃO SISTEMATIZADA: resultante da compilação de resultados de estudos  independentes, com metanálise ou não; não serão aceitas revisões narrativas da literatura (sem  sistematização);

* RELATO DE CASO OU SÉRIE DE CASOS: dados descritivos de um caso clínico ou grupo de  até 15 casos, em humanos, explorando um método ou problema de interesse em ginecologia  e/ou obstetrícia, como doença ou evolução incomum ou utilização de tratamentos inovadores  ou alternativos. Necessário informar de forma obrigatória o número do CAAE¹;

* VÍDEO DE TÉCNICAS CIRÚRGICAS: vídeos editados de cirurgias abordando técnicas cirúrgicas  para ginecologia ou obstetrícia.

¹ Os trabalhos que envolvem os dados do DATASUS dispensam a informação de número do  CAAE. Os autores podem submeter os trabalhos sem essa informação e devem escrever no  espaço essa justificativa.

7) Após a submissão do resumo, um e-mail automático será enviado  para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas.  Verifique se todas as informações estão corretas. Caso não estejam, você deve acessar sua área  restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para  submissão dos resumos).

8) Caso não receba o e-mail automático, no mesmo dia, confirmando o envio, o resumo  pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo Fale Conosco  informando o evento e o problema ocorrido.

Não deixe para submeter o seu resumo no último momento, pois eventuais problemas técnicos  podem ocorrer devido ao fluxo intenso de acessos ao sistema. Não serão aceitos resumos após  o prazo limite para submissão.

9) Para novos acessos a web, basta informar USERNAME e SENHA. Caso tenha esquecido,  utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.

TEMAS

GINECOLOGIA

  • Atenção primária
  • Cirurgia Ginecológica
  • Climatério
  • Contracepção
  • Infecções Sexualmente Transmissíveis
  • Endocrinologia Ginecológica
  • Endometriose
  • Endoscopia Ginecológica
  • Ensino, treinamento e avaliação de estudantes/residentes/profissionais
  • Epidemiologia
  • Infância e Adolescência
  • Mastologia
  • Multidisciplinar
  • Oncologia Ginecológica
  • Patologia do Trato Genital Inferior
  • Reprodução Humana
  • Sexualidade e População LGBTQIAP+
  • Uroginecologia
  • Inovações tecnológicas em Ginecologia

OBSTETRÍCIA

  • Atenção Primária
  • Fisiologia da gestação
  • Ensino, treinamento e avaliação de estudantes/residentes/profissionais
  • Epidemiologia das doenças gestacionais
  • Estratificação de risco em Obstetrícia
  • Predição / prevenção de doenças no ciclo gravídico puerperal
  • Gestação de alto risco
  • Doenças infecciosas na gestação
  • Intercorrências cirúrgicas na gestação
  • Medicina fetal
  • Estudos enfatizando a multidisciplinariedade
  • Assistência ao trabalho de parto e suas fases clínicas
  • Ultrassonografia na assistência pré-natal e intraparto
  • Puerpério normal e patológico
  • Amamentação
  • Inovações tecnológicas em Obstetrícia 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES 

  • O autor ou, ao menos um dos autores, deve possuir TEGO.
  • O autor ou, ao menos um dos autores deve estar inscrito no Congresso até 05/05/2025.
  • Para a conferência do TEGO, será obrigatório informar o CPF de todos os autores  listados no trabalho.
  • O resumo deve ser enviado apenas (e exclusivamente) em português.
  • O prazo para submissão dos resumos é: 21/01/2025.
  • Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve  estar cadastrado e ter participado do evento.
  • Não há limite de trabalhos por autor. Cada resumo poderá ter ao menos 1(um) autor  principal e no máximo outros 7 (sete) autores. Insira os nomes dos autores na ordem desejada.
  • O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no menu [Inscrições  Científicas – Trabalhos] no dia 25/03/2025.
  • O responsável pelo envio do resumo do trabalho, após obter a aprovação deste, precisa  confirmar o pagamento de sua inscrição até 05/05/2025.
  • O envio do resumo representa o compromisso definitivo do autor (ou de um dos  autores) de estar inscrito até a data de envio dos pôsteres e participar do congresso.
  • Os resumos serão enviados exclusivamente pelo site oficial do Congresso.
  • Resumos de trabalhos científicos que já tenham sido publicados em periódicos de  qualquer natureza não serão aceitos.
  • Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de  trabalhos serão impressos seguindo a ordem cadastrada de autores.
  • Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificados, dentre  outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor; Portanto, não é  possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou o nome dos autores após a data limite para envio dos resumos de trabalhos. Salientamos que as informações  fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes  grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais  sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da  maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.
  • Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível  no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o  pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não  haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou  ausência no Congresso.
  • A análise dos trabalhos é muito criteriosa e realizada por membros com expertise nos  temas de maneira bastante justa. Portanto, a decisão final da comissão avaliadora é  considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
  • Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e  normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a  aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética no Uso de Animais. A comissão  pode solicitar a apresentação desses documentos, caso julgue necessário.
  • A FEBRASGO e a Comissão organizadora do Congresso não serão responsáveis pelos  custos de inscrição ou outros custos gerados.

A inscrição do resumo do trabalho implica na concordância do autor e dos coautores com as  normas estabelecidas pela Comissão de Temas Livres para julgamento dele, bem como implica  a autorização para sua reprodução por via impressa ou eletrônica em publicações de  responsabilidade da FEBRASGO. Prestem atenção às regras para preparação dos resumos. O  trabalho será REPROVADO, caso estejam fora dessas regras.

INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE RESUMOS

  • O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado.
  • O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres com espaços, limite de 100  caracteres para o título.

Os resumos na modalidade ESTUDO ORIGINAL devem ser estruturados em:

  • OBJETIVO (coerente com título e metodologia apresentados);
  • MÉTODOS (claros e concisos, devem incluir: o desenho do estudo, critérios de inclusão e  exclusão, períodos relevantes, variáveis estudadas e análise dos dados);
  • RESULTADOS (devem corresponder aos objetivos do estudo);
  • CONCLUSÃO (concisa, de acordo com o objetivo do estudo e resultados apresentados);

PALAVRAS-CHAVE: é obrigatório incluir no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave em  conformidade com o DECs (https://decs.bvsalud.org/) e/ou Mesh (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/).

 

Os resumos na modalidade REVISÃO SISTEMATIZADA devem ser estruturados em:

  • OBJETIVO (coerente com título e metodologia apresentados);
  • FONTE DE DADOS (descrever as fontes de dados examinadas, com datas, termos de indexação e  limitações);
  • SELEÇÃO DE ESTUDOS (Especificar o número de estudos revisados e os critérios empregados na  seleção);
  • COLETA E ANÁLISE DE DADOS (Resumir a conduta utilizada para extrair os dados e como ela foi  usada.)
  • SÍNTESE DE DADOS (Expor os resultados principais da revisão e os métodos empregados para  obtê-los.)
  • CONCLUSÃO (concisa, de acordo com o objetivo do estudo e resultados apresentados); 

PALAVRAS-CHAVE: é obrigatório incluir no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave em  conformidade com o DECs (https://decs.bvsalud.org/) e/ou Mesh (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/).

 

Os resumos na modalidade RELATO DE CASO ou série de casos devem obrigatoriamente  ser estruturados em:

  • CONTEXTO (breve, com exposição do tema, e a justificada da descrição do mesmo e/ou sua  contribuição do assunto);
  • DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS (claro e conciso, deve incluir as características  mais significativas do indivíduo ou grupo para a doença e/ou tratamento em questão);
  • COMENTÁRIOS (concisos, com destaque para a contribuição prática do relato e o que já existe  na literatura); 

PALAVRAS-CHAVE: é obrigatório incluir no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave em  conformidade com o DECs (https://decs.bvsalud.org/) e/ou Mesh (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/).

 

Os trabalhos na modalidade VÍDEOS DE TÉCNICAS CIRÚRGICAS devem obrigatoriamente conter:

  • RESUMO: um resumo textual do que será apresentado no vídeo (digitado no campo “Texto  (resumo)”)
  • VÍDEO: Para forma de apresentação vídeo, deverá ser selecionada a respectiva modalidade e feita a submissão de um resumo (em formato de texto) do mesmo. O vídeo deverá ser anexado no campo disponível durante a submissão do trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: é obrigatório incluir no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave em  conformidade com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) (https://decs.bvsalud.org/) e/ou Medical Subject Headings (MeSH) (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/).

Orientações para confecção do vídeo

  • A duração máxima do vídeo é de 5 minutos (300 segundos).

  • O vídeo deverá ser gravado horizontalmente (formato paisagem, widescreen), com resolução  mínima de 1280x720 ou 1920x1080, em formato MP4.

  • O vídeo deve estar em sua versão final, editado, com narração em português.

  • O vídeo não pode conter viés comercial evidente e abusivo.

  • Não deverá conter no vídeo informações de autores e instituições, bem como não serão  permitidas informações que identifiquem os pacientes, médicos ou quaisquer informações  que comprometam a lisura do processo avaliativo.

  • Certifique-se de ter permissão para usar as imagens apresentadas como parte do vídeo.

  • Não deverá conter música no vídeo.

 

Os resumos devem ser escritos em texto corrido, sem figuras, tabelas, gráficos,  DISCUSSÃO ou REFERÊNCIAS.

O item CONTEXTO não deve constar dos resumos nas modalidades ESTUDO ORIGINAL e  REVISÃO SISTEMATIZADA.

A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos  autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto. Caso isso ocorra, o trabalho  será REPROVADO.

O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.

Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica; Sugere-se  que os autores se abstenham do uso de abreviaturas;

Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados  serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro  possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os  autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento,  por exemplo;

Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos  em letras minúsculas.

Favor incluir os nomes dos autores completos sem abreviações;

As afiliações institucionais também devem ser incluídas por extenso. Não inclua as  abreviaturas das instituições.

JULGAMENTO DOS RESUMOS

  • O julgamento dos resumos enviados será realizado pela Comissão de Temas Livres,  designada pela Comissão Científica do 62º Congresso Brasileiro de Ginecologia e  Obstetrícia;
  • O autor responsável pela inscrição do resumo do trabalho aceito receberá os  comunicados devidos por e-mail. Portanto, o e-mail utilizado deve ser um com acesso  frequente;
  • Os resumos aprovados serão divulgados no site do 62º Congresso Brasileiro de  Ginecologia e Obstetrícia (www.cbgo2025.com.br), com as informações necessárias para  apresentação;
  • Os resumos nas modalidades ESTUDO ORIGINAL e REVISÃO SISTEMATIZADA serão  julgados para aceitação de acordo com os critérios: originalidade, clareza da redação,  desenho do estudo, tamanho da amostra, análise dos dados, conclusão e relevância, de  acordo com o sistema de pontuação abaixo:

Originalidade (ideia e/ou método) 

1 ponto – nenhuma novidade

2 pontos – há muitos estudos semelhantes

3 pontos – há poucos estudos semelhantes

4 pontos – desconheço estudos semelhantes 

Clareza da redação

1 ponto – difícil de entender

2 pontos – pode-se compreender a ideia do trabalho, mas há erros de redação ou linguagem  que comprometem a interpretação

3 pontos – claro, com boa redação e linguagem 

Desenho do estudo

1 ponto – observacional, prevalência ou estudo qualitativo

2 pontos – transversal, caso-controle ou coorte retrospectiva

3 pontos – prospectivo de intervenção sem randomização/revisão sistemática sem  metanálise/coorte prospectivo

4 pontos – prospectivo de intervenção randomizado controlado/ revisão sistemática com  metanálise

Tamanho da amostra

1 ponto – sem cálculo amostral

2 pontos – amostra parece inadequada

3 pontos – amostra parece adequada, mas não descreve o poder do estudo 4 pontos – amostra justificada, descreve o cálculo do poder do estudo

Análise dos dados e Conclusão

1 ponto – análise inadequada, conclusão não apoiada pelos dados

2 pontos – análise deficiente, conclusão parcialmente apoiada pelos dados 3 pontos – análise adequada, conclusão completamente apoiada pelos dados

Relevância 

1 ponto – nenhuma relevância, não contribui para o avanço científico

2 pontos – alguma relevância, contribui pouco para o avanço científico

3 pontos – moderada relevância, contribui para o avanço científico

4 pontos – grande relevância, contribui para o avanço científico 

  • Os resumos na modalidade RELATO DE CASO OU SÉRIE DE CASOS serão julgados para  aceitação de acordo com os critérios: originalidade, clareza da redação, contexto, análise  da descrição e relevância, de acordo com o sistema de pontuação abaixo:

Originalidade (ideia e/ou método)

1 ponto – nenhuma

2 pontos – há muitos relatos semelhantes na literatura

3 pontos – há poucos relatos semelhantes na literatura

4 pontos – desconheço relatos semelhantes na literatura

Clareza da redação

1 ponto – difícil de entender

2 pontos – pode-se compreender a ideia do trabalho, mas há erros de redação ou linguagem  que comprometem a interpretação

3 pontos – claro, com boa redação e linguagem

Contexto

1 ponto – informações pobres para embasar importância do relato

2 pontos – informações que embasam moderadamente a importância do relato 3 pontos – informações suficientes para embasar a importância do relato

Análise da descrição do caso

1 ponto – descrição insuficiente para compreensão adequada do caso(s)

2 pontos – descrição suficiente para compreensão adequada do caso(s)

3 pontos – descrição excelente para compreensão adequada do caso(s)

Relevância

1 ponto – nenhuma relevância, não contribui para o avanço científico

2 pontos – alguma relevância, contribui pouco para o avanço científico

3 pontos – grande relevância, contribui para o avanço científico

VI - INSTRUÇÕES AOS TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO  

APRESENTAÇÃO ORAL

  • Tempo de apresentação: a apresentação oral deverá ser feita em 08 minutos, havendo  mais 2 minutos para discussão. As apresentações acontecerão na Arena Científica do  Congresso.
  • O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides (PowerPoint) e  comparecer com antecedência de 1 hora ao Mídia Desk específica da Arena Científica  para salvar o arquivo no sistema.
  • O autor apresentador deverá usar o slide padrão do evento para elaborar a  apresentação, que deverá conter: Introdução, Material e Métodos,  Resultados/Discussão, Conclusão. Figuras, tabelas e gráficos são bem-vindos.
  • [CLIQUE AQUI] para fazer o download do template padrão.
  • Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não  será emitido o certificado.
  • Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizados na área  restrita do autor responsável pelo envio e previamente estipulado no programa  científico do congresso.
  • Os trabalhos deverão ser apresentados em data e horário estabelecidos, não sendo  permitido mudanças.  

MODALIDADE PÔSTER ELETRÔNICO (E-PÔSTER)

Instruções para envio:

PRAZO PARA ENVIO DO E-PÔSTER: até 28/04/2025 - exclusivamente pelo site do congresso em  que o trabalho está inscrito. O sistema ficará aberto até as 23:59 - Horário de Brasília.

  • [CLIQUE AQUI] para fazer o download do template padrão.
  • O envio do e-pôster deverá ser feito pelo site do congresso.
  • A opção para envio do e-Pôster ficará disponível na área restrita do autor responsável  pela submissão.
  1. Acesse sua área restrita através do menu [ÁREA RESTRITA]. Na opção "Já estou inscrito",  informe o seu e-mail ou CPF e senha para prosseguir.
  2. Vá até o menu [Inscrições Científicas >> Trabalhos].
  • Em virtude do formato de apresentação online, os trabalhos que foram aprovados e que  os autores enviaram o PDF pelo site conforme as normas, ficarão apenas em exposição. Não haverá um momento para apresentação durante o evento.

Instruções para configurar seu trabalho usando o Power Point:

  1. Baixe o template padrão do congresso.
  2. Crie uma apresentação em Powerpoint com apenas um único slide.
  3. Configuração da página: design – tamanho do slide – tamanho do slide personalizado. Largura  15,752 cm x 28,002 cm (largura x altura). Orientação retrato.
  4. Escolha Salvar Como e na opção “Tipo”, opte por formato PDF.
  5. Não há exigência quanto ao número de caracteres, cores ou fontes. Podem ser incluídas  figuras e gráficos.
  6. Tipo de fonte e tamanho de letra sugerido: Arial ou Calibri, tamanho  mínimo 16 para o título, 8 para conteúdos gerais e referências.
  7. O título do E-Pôster deve ser idêntico ao do resumo. Abaixo do título deverá estar o  nome dos autores e suas respectivas instituições. Quando houver mais de um autor, separá-los  por ponto e vírgula.
  8. Colocar o número do Pôster (Campo ID – quatro dígitos fornecido pela organização do  congresso), de tamanho de fácil visualização, no canto superior ESQUERDO.
  9. Seu arquivo deve ser relacionado ao seu trabalho [ENVIAR E-PÔSTER]. Insira o arquivo  do e-pôster no respectivo campo de envio.Após o envio, o status do seu trabalho será  atualizado de Ressubmissão para Reenviado.
  • ATENÇÃO – Revise atentamente se as informações do trabalho estão corretas, se o  arquivo corresponde ao trabalho que irá enviar e se o formato solicitado para envio está  correto (PDF). Alterações não serão permitidas após concluir o envio.
  • O autor ou coautor, que submeteu previamente o resumo através do site, é responsável  pela entrega pontual e formato adequado. A organização do congresso não se  responsabiliza por arquivos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de  formatação.
  • Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao  autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento  e exposição do trabalho).
  • Prazo de envio: EM BREVE – exclusivamente pelo site do congresso

PREMIAÇÃO

Em cada área (Ginecologia e Obstetrícia) serão premiados os cinco melhores estudos originais, a  melhor revisão sistematizada e o melhor relato ou série de casos.

Os prêmios serão pagos ao primeiro autor de cada trabalho, conforme informações  disponibilizadas no ato da submissão do trabalho. A organização do Congresso não se  responsabiliza pelas informações disponibilizadas na submissão, bem como pelos encargos e  tributos decorrentes ao recebimento do prêmio, ficando à cargo do autor principal.

Os trabalhos selecionados concorrerão aos seguintes prêmios instituídos pela FEBRASGO:

GINECOLOGIA

Estudo original:

1º Lugar: R$ 5.000,00

2º Lugar: R$ 3.000,00

3º Lugar: R$ 2.000,00

4º Lugar: R$ 1.000,00

5º Lugar: R$ 1.000,00

Revisão sistematizada:

1º Lugar: R$ 3.000,00

Caso clínico ou Série de casos:

1º Lugar: R$ 1.000,00

Vídeo de Técnicas cirúrgicas:

1º Lugar: Inscrição cortesia para o CBGO  2027

2º Lugar: Menção Honrosa

OBSTETRÍCIA

Estudo original:

1º Lugar: R$ 5.000,00

2º Lugar: R$ 3.000,00

3º Lugar: R$ 2.000,00

4º Lugar: R$ 1.000,00

5º Lugar: R$ 1.000,00

Revisão sistematizada:

1º Lugar: R$ 3.000,00

Caso clínico ou Série de casos:

1º Lugar: R$ 1.000,00

Vídeo de Técnicas cirúrgicas:

1º Lugar: Inscrição cortesia para o CBGO 2027

2º Lugar: Menção Honrosa

  1. Na cerimônia de encerramento do Congresso serão divulgados os trabalhos premiados,  de acordo com as regras previstas neste edital;
  2. Em caso de empate, serão utilizadas as notas dadas, no resumo, aos itens Originalidade  e Relevância;
  3. Para fazer jus ao prêmio, o trabalho na modalidade RELATO DE CASO ou série de casos  deve ter como primeiro autor e apresentador um médico residente, inscrito em  programa de residência em Ginecologia e Obstetrícia devidamente registrado e  reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica do MEC.

PUBLICAÇÃO

Os autores dos trabalhos aceitos para apresentação oral e melhor pontuado para premiação no  CBGO serão convidados a submeter seu estudo de forma completa para a RBGO, de acordo com  as normas da revista, passando pelo processo de análise por pares. É importante salientar que a  submissão do trabalho não garante sua aprovação e publicação na revista.

CERTIFICADOS

Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor  responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento). Para  imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”,  localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de  Satisfação”.

Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

  • Será emitido um certificado com o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome  de todos os autores cadastrados na ordem informada no momento da submissão;
  • O segundo certificado emitido constará o título do trabalho, a modalidade aprovada e o  nome do apresentador;
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e participar do evento para receber o  certificado posteriormente;
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha participado do evento,  um dos coautores (que tenha participado do congresso) pode solicitar a transferência do  certificado através do Fale Conosco no site do congresso.

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